top of page
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Manutenção de apartamentos é fundamental para evitar acidentes e desentendimentos entre vizinhos.

  • Foto do escritor: DSC CONDOMINIAL
    DSC CONDOMINIAL
  • 11 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Vazamentos, problemas de infiltração, entre outros reparos que fazem parte da manutenção de um apartamento, são comuns e não devem ser deixados de lado. O trabalho de prevenção deve se tornar um hábito, pois é dessa forma que são evitados acidentes, grandes gastos e possíveis desentendimentos entre vizinhos.


O ideal é realizar uma manutenção preventiva, que conserva a qualidade do imóvel e de todos os itens dentro do apartamento, para que ele não perca o seu valor de investimento ao longo dos anos e para impedir a perda de garantia desses itens. Por isso, é necessário que a manutenção seja feita antes de problemas maiores começarem a surgir.


Além disso, na manutenção preventiva, é necessário que quem esteja no imóvel limpe-o frequentemente e realize reparos na estrutura do apartamento – aumentando a sua vida útil. Pode parecer que tais custos sejam desnecessários mas, a longo prazo, você gastará menos com eles do que com a manutenção corretiva, isto é, a que envolve acidentes que ocorrem pela falta de manutenção básica.


Um exemplo são vazamentos que acabam prejudicando a pintura ou danificando outros itens de forma permanente. Se houver uma manutenção preventiva, não haverá custos com pintura e a compra de novos itens para a casa.


Dessa forma, é preciso pensar na lógica de investimentos e não na de “gastos”. Investimentos prévios eliminarão a necessidade de gastos desnecessários – além também do gasto mental de ter que lidar com reclamações de vizinhos. Também é preciso levar em consideração a prevenção de acidentes mais graves pensando, sempre, na segurança de sua família e de outros moradores.


Mais uma dica importante é checar mensalmente o sistema elétrico do apartamento para evitar possíveis quedas de energia e, assim, a danificação de equipamentos. Cheque também rejuntes de azulejos e pisos, para evitar infiltrações, e a limpeza de ralos, para evitar entupimentos.


A ventilação do imóvel é de extrema importância para diminuir a umidade e o mofo e até para evitar problemas respiratórios em adultos e crianças. Dessa forma, mantenha sempre portas e janelas abertas, incluindo guarda-roupas e portas de armário, e observe atentamente banheiros, cozinhas e a lavanderia, que são os ambientes mais úmidos da casa.


Caso seja necessária a manutenção corretiva de acidentes, o ideal é procurar a parte administrativa do condomínio para que eles possam indicar profissionais de qualidade e que realizem o serviço específico.


Se houver reclamações por parte dos vizinhos, cabe uma conversa amigável para tentar resolver o problema sem envolver terceiros. Se a conversa não for o suficiente, pode-se chamar o sindico para tentar mediar a situação antes que medidas legais sejam tomadas.


Com a manutenção preventiva tanto os condôminos quanto o próprio condomínio podem melhorar ainda mais a infraestrutura dos edifícios e evitar acidentes graves e brigas entre os moradores. Essa, com certeza, é a melhor maneira de investir dinheiro na sua casa e de pensar, em primeiro lugar, no bem-estar da sua família e de toda comunidade.

.


 
 
 

Comentários


bottom of page