Regras com pets devem ser respeitadas para que todos convivam em harmonia
- DSC CONDOMINIAL

- 15 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Criar um bichinho de estimação em casa pode trazer muito amor e alegria a todos os membros de uma família. Eles são divertidos, nos dão carinho e melhoram até a nossa saúde e autoestima. No entanto, criar um pet em um apartamento é diferente do que tê-lo em uma casa. Portanto, é preciso que todas as regras do condomínio sejam compreendidas para que não ocorram problemas desagradáveis em nenhum momento.
A primeira regra é ter sempre por perto toda a documentação do animal em dia. Além disso, quando for sair com ele, use uma coleira ou guia para que ele não se afaste de você e fuja ou incomode outros moradores que não gostam de animais. Se o seu pet for agressivo, é preciso que ele use uma focinheira quando estiver nas áreas comuns do condomínio. Também é preciso que qualquer sujeira feita pelo animal, como urina e fezes, seja prontamente limpa para evitar multas ou desentendimentos ocasionados por mau cheiro ou falta de higiene.
Procure se informar com a parte administrativa em quais áreas comuns, verdes e de lazer o seu pet pode circular e se ele pode entrar no elevador social ou de serviço. Se algum morador estiver se sentindo incomodado com a presença do seu animal, afasta-se dele e procure por outro lugar para brincar com o seu bichinho de estimação. O mesmo vale para crianças pequenas que estejam sozinhas ou tenham medo do pet.
Caso os moradores estejam reclamando muito dos barulhos de latidos ou miados, por exemplo, converse com eles, peça desculpas, e procure formas de diminuir os ruídos, como andar mais vezes ao dia com o animal pelas ruas ou contratar um adestrador para que o pet adquira novos hábitos e comportamentos. Se você for viajar ou passar alguns dias fora, não deixe-o preso em casa.
Se estiver pensando em ter um pet, veja com o condomínio quais são os tamanhos de animais permitidos. É preciso sempre lembrar que mau tratar animais de qualquer espécie é crime. Dessa forma, agredi-los, deixá-los sem amparo, passando fome ou abandoná-los por períodos grandes, poderá ocasionar penas de detenção e/ou multas caras. Além disso, é proibido ter animais silvestres em casa, pois o ato também é crime passível de punição. E o condomínio não poderá ser responsabilizado por crimes ambientais cometidos por moradores.
Como dica final para tornar a convivência entre todos os pets do condomínio mais agradável, que tal marcar um dia na área comum para eles se conheçam e façam novas amizades? Você também poderá conhecer novas pessoas que até então eram apenas vizinhos de outros prédios.
Sempre leve em consideração as regras determinadas pelo condomínio no que diz respeito ao convívio entre moradores e animais. Ao respeitarmos os direitos de cada um estando em comunidade e, ao praticarmos boas ações entre vizinhos, a vida no condomínio torna-se muito mais agradável e harmoniosa para todos – incluindo nossos animais de estimação, que são como membros da família para nós.







Comentários