top of page
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza

Saiba como melhorar a relação com os seus vizinhos durante a pandemia

  • Foto do escritor: DSC CONDOMINIAL
    DSC CONDOMINIAL
  • 30 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, muitas pessoas transformaram sua casa em um ambiente de trabalho remoto. Seja a sala de estar, a cozinha, ou até mesmo o quarto de dormir, foi necessário adaptar um escritório no apartamento para atender todas as necessidades de muitos moradores do condomínio.


No entanto, passando mais tempo dentro de casa, ficamos também em maior contato com os barulhos que os vizinhos fazem. Logo, reformas e manutenções, crianças brincando, o barulho de pets, eletrodomésticos ligados, entre outros ruídos, começaram a nos incomodar mais – prejudicando, assim, a nossa concentração e bem-estar durante o período de trabalho.


Em tempos atípicos, é necessário que haja paciência entre todos os moradores. Pois a tendência é que o trabalho remoto chegue para ficar. Se algum barulho específico estiver incomodando, antes de formalizar uma reclamação com o sindico, converse com o seu vizinho de maneira pacífica para evitar desgastes maiores no futuro, isto é, sem a necessidade de intermediação da área administrativa do condomínio.


Isso porque, na maioria dos casos, uma boa conversa pode e deve resolver toda a situação. Infelizmente, é muito comum brigas judiciais. Além de ser um estresse mental e financeiros grandes, a boa relação com a comunidade que faz parte do condomínio se desgasta e os moradores passam a não querer viver mais em harmonia.


Algumas boas soluções para que os ruídos cessem giram em torno de acordos. Se, por exemplo, o seu horário mais intenso de trabalho for na parte da tarde, comunique o seu vizinho e veja se é possível que ele faça menos barulho durante esse período.


Além disso, procure definir horários específicos para a prática de atividades que causem muito barulho, como aulas de piano ou sons desagradáveis que uma reforma possa causar. Sempre respeite os horários estipulados pelo condomínio e evite o horário da noite para fazer barulho. Se os ruídos estiverem incomodando muito, pense na possibilidade de instalar vidros que isolem o som e use também tampões ou fones de ouvido.


Procure não fazer grandes obras em casa, a não ser que sejam de extrema necessidade. Se elas acontecerem, avise os seus vizinhos mais próximos e os alerte que haverá barulho e que se ele for muito incômodo é só avisar. Dessa forma, surpresas desagradáveis são evitadas.


Como a pandemia ainda não acabou, é preciso continuar a tomar todos os cuidados de higienização e distanciamento social até que a maioria da população esteja vacinada e que haja maior flexibilização das regras sanitárias.


Procure entrar sozinho no elevador e sempre use máscara nas áreas comuns do condomínio, de preferência a do tipo PFF2/N95. Também não aglomere ou realize grandes encontros dentro do apartamento e/ou nas áreas comuns.


Com paciência, se colocando sempre no lugar do outro, e adquirindo um senso de praticidade maior, é possível melhorar e manter uma boa relação com todos os vizinhos, além de incentivar o diálogo em grupo e cultivar boas práticas de convivência e respeito.

 
 
 

Comentários


bottom of page